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A icônica marca de surfe e lifestyle australiana Billabong teve um começo humilde em 1973, quando o surfista e shaper Gordon Merchant começou a fazer boardshorts ( as bermudas de surfe ) junto com sua esposa.. Gordon fazia boardshorts artesanais usando uma técnica única de costura tripla projetada para suportar até mesmo as condições de surfe mais difíceis. Esta peça de surfwear durável foi um sucesso instantâneo entre os locais da Gold Coast. 

Hoje a Billabong fabrica, além de bermudas de alta performance: jaquetas, moletons, camisetas, camisas, bolsas, mochilas, bonés, shorts, gorros, alpargatas, short johns e até biquínis.  

Billabongs são pequenos riachos muito comuns na Austrália. Eles são bastante inseridos na cultura australiana, tendo sido muitas vezes retratado por artistas, tanto na literatura quanto na pintura daquele país.

Já nos anos 80 a marca estava consolidada mundialmente, e quando o boom do surfe aconteceu entre o final daquela década e o começo da década seguinte, a Billabong já vendia seus produtos praticamente todos os lugares onde houvesse gente pegando onda, inclusive no Brasil.

Nessa mesma época a Billabong passou atender outros mercados, como o do skate e do snowboard e hoje a empresa controla outras marcas conhecidas, como a Element e a Nixon.

Com o crescente sucesso, a Billabong começou a licenciar a popular marca de skate Plan B, com sede na Califórnia, em 2010.

Ao passo que a Billabong se expandiupara o mercado de pranchas, ela se envolveu em muitas promoções. Impulsionada pelo respeito que a comunidade tinha em relação a uma empresa que criava artigos duráveis ​​para seus esportes, os profissionais começaram a recorrer à Billabong para suas necessidades.

A Billabong patrocina e hospeda muitos eventos e festivais em todo o mundo, incluindo o Billabong Pro realizados no Tahiti, Teahupo’o e Jeffreys Bay na África do Sul, consolidando a Billabong como uma das marcas globais altamente respeitadas.

Desde o seu começo humilde até o patrocínio de equipes juniores de elite e surfistas profissionais – que inclui Taj Burrow, Jack Robinson, Mark Ochuluppo, Shane Dorian e Ítalo Ferreira -  a Billabong incentiva a descoberta interior do estilo de vida em cada um de seus clientes. 

Dentro da equipe estavam Andy Irons e Ricardo dos Santos, duas grandes perdas para o surfe mundial que continuam eternamente no coração da marca.

Conhecida por seu lema esportivo "A vida é melhor de bermudas”, a Billabong oferece um pouco de tudo para todos, de roupas a equipamentos e acessórios mas o principal fator que está presente em todos os projetos da marca é seu amor pelo surfe, a natureza e o estilo de vida saudável. 

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