Fundada pelo engenheiro aeroespacial George Powell e pela skatista inspirado da Z-Boys, Stacy Peralta, a marca de skates Powell-Peralta ainda é uma das maiores e mais populares entre os skatistas jovens e velhos - um feito impressionante para uma empresa que já existe há quatro décadas.
Em meados da década de 60, George Powell era apenas mais um adolescente no sul da Califórnia construindo skates na garagem de seus pais.
Em 1974, Powell estava construindo skates para seu filho, e o mesmo havia lhe contado que os amigos estavam andando com rodinhas de roller. Powell visitou uma loja de rollerskates e deu de cara com o poliuretano, um material novo na época. Tendo trabalhado com uretano como engenheiro aeroespacial, Powell sabia que poderia usar o material para fazer rodas de skate de alto desempenho.
Quando ele conheceu o famoso skatista Tom Sims, que solicitou um board flexível e de alta qualidade, Powell entendeu que era hora de entrar no negócio.
Quando ele trouxe Stacy Peralta para ser seu sócio a marca decolou. Powell contratou Peralta como publicitário e Powell-Peralta nasceu. Peralta também cuidava da equipe de skatistas patrocinados pela empresa, a Bones Brigade. ( Curiosidade: Tony Hawk era um deles. )
Isso implicava filmar vídeos perto de seu apartamento em Hollywood, o que nunca havia sido feito antes. Peralta era um cineasta natural, capturando todo o poder bruto e energia inquieta dos garotos que viviam para andar. A Powell-Peralta rapidamente se tornou uma das marcas dominantes na indústria e um dos nomes mais reconhecidos dentro do mundo do skate
A Powell-Peralta hoje fabrica além de rodas de skate: roupas, acessórios e outros equipamentos, como grabbers.