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Rodas de Longboard

A Rock City tem uma seleção de rodas de longboard ára que você possa encontrar a roda que melhor atende as suas necessidades, sejam elas para cruising, carving, downhill ou transporte. Seus slides perfeitos estarão garantidos com nossa seleção de rodas ABEC11, Kryptonics, Orangatang, Sims entre outras.

Longboards são geralmente associados com rodas macias por um bom motivo. A menos que você esteja andando sobre o concreto liso de um skatepark, você vai precisar de rodas macias que sejam mais rápidas, tenham melhor aderência e permitam slides mais controlados do que rodas duras. Rock City tem uma grande variedade de rodas de longboard macias e versáteis para que você possa encontrar um conjunto de rodas com o tamanho, forma, durômetro, posicionamento do núcleo e características de uretano perfeitas para você!

 TAMANHO

A primeira decisão que você precisa tomar ao escolher as rodas de longboard é o tamanho. A maioria das rodas de longboard tem entre 64 e 80 mm de diâmetro, sendo 70 mm o tamanho mais comum. Em geral, as rodas maiores aceleram mais lentamente, mas têm uma velocidade máxima mais alta e rolam mais facilmente sobre rachaduras e detritos. Rodas menores encaixarão em mais configurações e acelerarão mais rapidamente, mas terão uma velocidade máxima mais lenta.

A coisa mais importante a considerar quando se escolhe o tamanho da roda é se eles se encaixam na sua configuração sem causar mordida de roda. Os trucks reversíveis são mais altos e proporcionam maior espaço livre para as rodas do que os trucks padrão. 

Dependendo da configuração de seu longboard você pode precisar adicionar um pad de ¼ ”ou mais para acomodar rodas maiores que 70 mm. Rodas de 65 mm e um riser pad de ¼ '' funcionam muito bem para transformar seu long em um cruiser. 

LIP

O Lip de uma roda refere-se às bordas externas da superfície de contato. A forma dos lips da roda lhe dirá muito sobre como seu long vai se comportar. Lips quadrados finos ou grossos farão com que a roda fique mais aderente, enquanto os lips arredondados permitem que a roda rompa a tração mais facilmente e ofereça transições mais suaves da aderência ao deslizamento. Por estas razões, as rodas com bordas afiadas são geralmente preferidas para o downhill enquanto as rodas com bordas redondas são geralmente preferidas para o freeride.

Se você estiver usando seu long para carving ou transporte, então o lip é menos importante. No entanto, se você não planeja deslizar suas rodas, então as rodas com lips são uma boa opção, porque você será capaz de um carving mais profundo sem se preocupar em perder tração.

SUPERFÍCIE DE CONTATO

A superfície de contato de uma roda é a superfície que faz contato com o solo. Longboard rodas têm superfícies de contato que variam de 29-70mm embora a maioria das rodas fiquem em algum lugar no meio entre 38-55mm. Uma superfície de contato mais ampla oferece maior aderência e é geralmente preferida para descidas, enquanto uma superfície de contato mais estreita oferece menos aderência e geralmente é preferida para freeride. 

No slide, uma superfície de contato mais ampla irá desacelerar mais rapidamente e lhe dará mais controle, mas será mais difícil de iniciar e terá uma transição mais abrupta de grip para slip.

 DURÔMETRO

A classificação do durômetro de uma roda avalia sua dureza. A maioria das rodas de longboard tem um dureza de 75-88a, tornando-as muito macias em comparação com rodas de skate típicas que geralmente têm dureza de 90-101a. 

Em geral, rodas longboard de durômetro inferior têm mais aderência, mas rolam mais devagar, enquanto rodas de longboard de maior longitude têm menos aderência, mas rolam mais rápido.

O durômetro também afeta as características do slide. Rodas mais duras (83-88a) normalmente deslizam mais rápido, diminuem a velocidade, e tendem a deslizar pela superfície da estrada. Rodas mais macias (75-80a) normalmente deslizam mais devagar, diminuem a velocidade mais rapidamente e tendem a desgastar o uretano na superfície da estrada. Rodas com um deslizamento macio são frequentemente descritas como amanteigadas e desgastam-se rapidamente, mas são muito fáceis de controlar. Rodas mais macias normalmente deixam marcas no solo, já que o uretano é transferido da roda para a estrada.

78a e 80a são os durômetros mais populares para quase todos os tipos de longboard porque eles oferecem um bom equilíbrio entre aderência, velocidade de rotação e capacidade de deslizamento.

CARACTERÍSTICAS DO URETANO

O durômetro é um bom guia geral a ser usado para entender suas opções de roda longboard, mas nem todas as rodas 78a têm a mesma aparência. A fórmula de uretano de uma roda da mesma forma diz tanto, se não mais, sobre o desempenho da roda.

Cada fórmula de uretano é diferente e possui diferentes graus de aderência, durabilidade e capacidade de deslizamento. A melhor maneira de entender as características de uma fórmula de uretano é tentar vários tipos e ter uma idéia de suas próprias preferências. Felizmente, muitas empresas classificaram suas diferentes fórmulas como freeride ou downhill. Em geral, as fórmulas freeride deslizarão com mais facilidade e rapidez, proporcionando menos aderência e durabilidade do que as fórmulas downhill.

Por exemplo, as rodas do Sector 9 Slide Formula Butterball são o mesmo durômetro que a Fórmula 1 da Sector 9 80a. No entanto, as rodas Race Formula são ótimas para downhill porque rolam mais rápido e têm mais aderência, enquanto as rodas Butterball são favoritas para freeride, porque são fáceis de iniciar e possuem slides rápidos e silenciosos. Ambas as fórmulas vêm em uma variedade de formas e tamanhos.

O Abec 11 também tem duas fórmulas de uretano muito distintas: Fórmula Clássica e Fórmula Retro / Reflex. Retro / Reflex Formula que são excelentes para o transporte e downhill porque são muito elásticas, o que as torna incrivelmente aderentes e difíceis de deslizar. Ao deslizar, elas tendem a ter características de deslizamento muito rápidas, o que as torna extremamente duráveis. No extremo oposto do espectro, o Classic Formula é um uretano pastoso que quebra a tração com facilidade, desliza suavemente para o amanteigado e se desgasta muito rapidamente. Ambas as fórmulas vêm em uma variedade de formas, tamanhos e durômetros.

TAMANHO E FORMATO DO NÚCLEO

O tamanho, a forma e a composição do núcleo de uma roda também desempenham um papel importante no desempenho.

Um núcleo de diâmetro maior fará com que a roda gire mais rápido, o que é um grande benefício para transporte, freeride e downhill. Os núcleos mais largos ajudam a suportar melhor o uretano, o que torna a roda mais resistente à ovalização e promove um desgaste uniforme. Usando um material mais duro em um núcleo também irá melhorar a velocidade de rotação e ajudar a evitar a deformação do uretano promovendo um desgaste uniforme. No entanto, essas qualidades também podem fazer a roda deslizar mais rápido. Desacelerar rapidamente é uma necessidade para corridas de downhill, então os fabricantes devem ter muito cuidado com o tamanho e a composição dos núcleos que usam.

Rodas RAD são um excelente exemplo de uma roda que foi projetada a partir do núcleo com todos esses fatores em mente. Eles são uma das rodas mais procuradas por causa de sua aderência forte, velocidade de rolagem rápida e desgaste lento e uniforme.

POSICIONAMENTO DO NÚCLEO

Existem três categorias de posicionamento de núcleo que são comuns entre as rodas de longboard: Central, Lateral e Offset /Deslocadas. Cada estilo lhe dará um desempenho e características de slide ligeiramente diferentes.

CENTRAL

As rodas de núcleo centralizado têm núcleos que são colocados diretamente no centro da roda, equidistantes da borda externa de cada lip. Dos três, esse estilo de colocação central oferece a maior quantidade de aderência porque cria um lip interno muito grande. Outra vantagem do posicionamento central de rodas é que elas podem ser viradas de dentro para fora para promover desgaste uniforme e maior vida útil. Por esta razão, muitas rodas de freeride têm núcleos centralizados pareados com pequenas áreas de contato e lips redondos.

 
LATERAL

As rodas laterais têm núcleos alinhados diretamente com o lip interno da roda. Esse estilo de posicionamento tem a menor quantidade de aderência porque permite pouco ou nenhum lip interno. As rodas laterais permitem que os slides sejam facilmente iniciados com pouca força necessária. No entanto, sua falta de aderência também dificulta o controle durante o deslizamento. Um núcleo lateral também faz com que o lip interno se desgaste muito mais rápido que o lip externo, o que pode resultar num coning severo. Apesar de suas desvantagens, as rodas laterais ainda são muito populares para freeride, e uma ótima opção para iniciantes que estão aprendendo a quebrar a tração em seus longboards.

OFFSET

Rodas deslocadas têm núcleos que são colocados em algum lugar entre o centro e o lado. Ao combinar as características das anteriores, as rodas offset oferecem o melhor dos dois mundos. A maioria das rodas de downhill e muitas rodas de freeride são deslocadas, pois proporcionam uma iniciação e conexão de slides mais fáceis, ao mesmo tempo em que proporcionam ampla aderência e controle no slide.

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